Basic Training

South American Basic Training

“The secret of change is to focus all your energy not on fighting the old, but on building the new” – Socrates

This course is for you if you’re looking to get started on your Conscious Contracts® journey to becoming a certified practitioner, or a standalone course to provide greater understanding of what’s possible. You want to understand how contracts can support new ways of working, be fit for purpose & flex in our changing world.

TREINAMENTO INTRODUTÓRIO AOS CONTRATOS CONSCIENTES®

O modelo Conscious Contracts® é um processo patenteado para a criação de acordos sustentáveis,relacionais e baseados em valores. Co-criação de J. KimWright e Linda Alvarez, a abordagem é construída sobre princípios de contratos baseados na liberdade de contratar. Está baseada nas melhores práticas decontratos modernos, como linguagem jurídica simplificada, design thinking e uso de recursos visuais.Também é influenciado pela justiça restaurativa,colaboração, dinâmica humana, estilos de conflito,desenvolvimento organizacional e práticas de negócios com propósitos.

J Kim Wright propõe aos participantes uma mudança de paradigma no tocante à construção das relações que gerem vínculos e efeitos jurídicos, trazendo à reflexão várias hipóteses de construção de relações que estejam mais adequadas à nova realidade social e econômica.

Ana Luiza Panyagua Etchalus agregou à metodologia os conceitos da Teoria Relacional dos Contratos* incluindo, ademais, noções de Economia Comportamental.

Essa mudança de paradigma de formação de contrato incentiva a integridade, pois esse modelo exige que as partes contratantes realmente vivam de acordo com seu propósito, missão e valores declarados. É um conceito plenamente adequado aos melhores conceitos ESG, pois Contratos Conscientes® também tem em sua base aideia de sustentabilidade e equilibro.

Mas trata-se de uma mudança de mentalidade.

Cada contrato é projetado com o relacionamento em mente. O processo cria confiança e colaboração desde o início. O tom e o conteúdo são relacionais, nas palavras que refletem as intenções das partes. O objetivo de um contrato consciente® é criar um relacionamento sustentável para realizar algum trabalho em conjunto. Não é para explorar o outro, mas para memorizar um relacionamento de confiança. Não é uma competição, mas uma aliança destinada a beneficiar todas as partes. 

O conteúdo e o tom devem refletir isso.

A abordagem exige uma mudança de mentalidade em direção à uma abordagem mais consciente dos fatos da vida, dos negócios e, enfim, de uma vida real, fiel ao propósito e aos valores, para que sirvam mais do que palavras coloridas e aspiracionais na parede de algum saguão.

Os participantes são incentivados a aproveitar  a criatividade e acessar e aplicar habilidades multidisciplinares. Eles costumam comentar que não sabiam que a formação de contratos poderia ser tão divertida! 

Gostamos bastante, é muito importante perceber que ambos lados do contrato são ouvidos de forma equilibrada para que se construa consensualmente uma minuta. Saindo completamente da dinâmica formal deum contrato com termos preestabelecidos!

Luciane Deos – empresária – Porto Alegre

”Uma forma eficaz de transformar assuntos difíceis em usuais, regrando-os de forma simples e fácil onde cada parte expõe seu ponto e o outro escuta, fortalecendo a parceria tida no início da caminhada”. 

Cláudia Gimenez – advogada/empresária – Porto Alegre– RS 

“Construir um contrato Relacional Consciente é assumir um passo de coragem tão poderoso, capaz de proporcionar uma revolução positiva pessoal, pois permitirá ganhar visão ampliada de si mesmo e da própria vida, e isso é terreno fértil para mudar tudo.”

Fernanda Campos Costa – empresária – São Paulo

Pedra de Toque (Touchstone):

Fornece uma estrutura para comunicação autêntica, conexão, clareza e design de relacionamento. As partes iniciam o processo com uma conversa sobre seus propósitos, valores, princípios, além de suas expectativas para a relação contratual. 

A Pedra de Toque abrange não apenas quem, o quê, como e quando, mas também o porquê. As conversas e resultados obtidos durante o processo de construção da Pedra de Toque(Touchstone) são declarados no contrato porque são importantes para a criação do relacionamento, constituindo-se na sua base de princípios.

As partes então conduzem seu relacionamento em alinhamento com seus propósitos, valores e princípios declarados. Seus objetivos são transparentes. Deve ficarclaro o que cada um vai tirar do relacionamento e o que está disposto a dar. Seus princípios orientadores chaves para a satisfação e expectativas são explicitamente articulados.

Nesta fase inicial os alunos irão trabalhar para identificar bem o contexto de sua relação, seus interesses e necessidades, seus valores, sua visão sobre a relação e o propósito.

Lidando com a mudança e enfrentando o desacordo:

O segundo componente central é uma cláusula para lidar com a mudança e encarar o desacordo (que chamamos de ACED sigla das expressões em inglês Adressing Change and Engaging Desagreement). No modelo tradicional de contratos uma mudança é uma violação e, em regra, a resolução de conflitos é encaminhada ao litígio seja arbitral, seja judicial. 

Em contraste, quando ocorre uma mudança ou surge um conflito, o documento resultante do Contrato Consciente® fornece uma estrutura sob medida para se engajar na solução de problemas, não em se armar para a guerra. Ligado à Pedra de Toque (Touchstone), o ACED se concentra na prevenção de conflitos e na resolução dos conflitos que surgem, resolvendo-os da forma mais rápida possível. Afinal, é do melhor interesse das partes e do relacionamento contratual que os recursos sejam focados no negócio, e não no conflito. No ACED, as partes desenham estruturas para que todos saibam o que fazer quando surge uma disputa ou algo inesperado acontece. As estruturas geralmente começam com uma simples conversa e distinguem quem são as pessoas com quem conversar. As partes podem definir várias etapas para o processo. 

Em última análise, a resolução de conflitos contratual própria economiza tempo e recursos. Embora sua intenção seja evitar o tribunal, o sistema ainda será aplicável se o relacionamento for totalmente rompido ea resolução não for possível. O processo ACED é uma pré-condição para potencializar a resolução de qualquer processo contraditório.

Plano de ação:

O Plano de Ação é a parte que geralmente reconhecida como os “termos do contrato”. Inclui os elementos que são necessários para a transação, porém, sem o excesso de cláusulas e parágrafos irrelevantes e estranhos ao relacionamento, tão frequentemente existentes nos formulários de contrato. Cada cláusula é cuidadosamente considerada quanto à sua necessidade e relevância. A Pedra de Toque (Touchstone) e o ACED definem um tom que muitas vezes molda o Plano de Ação de uma forma que simplifica e adiciona clareza.

O Plano de ação deve estar alinhado com a Pedra de Toque e o ACED. Todas as cláusulas de natureza econômica e obrigacional, não podem estar dissociadas dos princípios estabelecidos na Pedra de Toque e na ACED, alinhadas com os propósitos fundamentais do relacionamento.

Algumas aplicações possíveis da metodologia: construção de relações corporativas internas; pactos antenupciais; contratos de união estável; contratos de trabalho individuais e relações coletivas; contratos relacionais de terceirização ( fornecimento de produtos e serviços); joint ventures; relações de franquia, representação comercial, distribuição.

Linguagem e recursos visuais apropriados para a situação:

Cada vez mais os contratos devem ser escritos em linguagem simples que seja compreensível para os usuários. Os documentos são feitos para facilitar o uso pelas partes interessadas.

Adições visuais e multissensoriais são bem-vindas no contrato, especialmente se ajudarem a esclarecer e gerar entendimento, como é o caso da integração de visual law, ou mesmo as conhecidas “histórias em quadrinhos”.

Os contratos conscientes® não devem ser jogados em uma gaveta e retirados para serem usados como armas quando alguém está com raiva. São documentos de trabalho, mais como constituições que são alteradas quando as circunstâncias de fato e a base de valores mudam.

Treinamento:

Os conceitos não são difíceis, mas a aplicação pode serum desafio. As pessoas, geralmente, não são treinadas em tais abordagens holísticas. Os advogados integrativos oferecem as perspectivas mais amplas necessárias para combinar o papel de consultor.

O que será compartilhado no Treinamento Introdutório?

– principais conceitos da metodologia;

– A Teoria Relacional dos Contratos e a aplicação da metodologia dos Contratos Conscientes®

– A aplicação por etapas da metodologia 

– exercícios relacionais

– trabalho em grupo para construir uma Pedra deToque;

– trabalho em grupo para construir um projeto de ACED;

– estudos de casos práticos para visualização e debate

O que o aluno deverá compreender ao final?

Espera-se que ao final do Treinamento os participantes compreendam os princípios básicos da metodologia, entendam seus principais conceitos e saibam como avaliar a possibilidade de suas inúmeras aplicações práticas.

Material Didático: 

– leituras prévias a serem compartilhados;

– exercícios práticos

– estudos de caso

O Treinamento contará com apoio de compreensão idiomática. Não se trata de tradução simultânea, mas de apoio para complementação de interpretação do inglês para o português, de modo que os alunos tenham , ao final, plena compreensão da metodologia.

Você estaria interessada ou interessado em participar de um Treinamento Básico em Contratos Conscientes®, onde pudesse aprender diferentes formas de construir negócios e relacionamentos e nos quais estejam presentes elementos tais como confiança, criatividade e resiliência? 

O modelo Contratos Conscientes® é um processo para criar contratos sustentáveis, relacionais e baseados em valores. Ele fornece uma estrutura para comunicação autêntica, conexão, clareza e design de relacionamento.

J Kim Wright, advogada norte-americana criadora e desenvolvedora do conceito e do processo, uma das maiores influenciadoras da mudança de mentalidade no meio jurídico global, juntamente com a advogada brasileira Ana Luiza Etchalus, uma das pioneiras a aplicar a metodologia no Brasil, estarão promovendo um Treinamento Básico em Contratos Conscientes no mês de maio de 2024.

Ouça algumas opiniões de quem participou da edição anterior:

O Treinamento em “Contratos Conscientes” me deu maior clareza sobre minha autoridade interior e trouxe ferramentas estratégicas para minha atuação na advocacia preventiva. Foi transformador, tanto na minha vida profissional quanto pessoal.  Desenvolver minha “touchstone” proporcionou lucidez incomparável sobre minha missão, visão e valores. Quando me deparei com o “Manual Operacional de Mim”, inevitavelmente, refleti sobre o “Manual Operacional do Outro”. Apenas com essa consciência podemos realmente falar em construção de contratos e abertura de caminhos para colaboração e composição de consenso.

Raquel Dias – Advogada – Belo Horizonte – MG – Brasil

“Eu nunca encontro palavras para descrever o quanto conhecer a metodologia dos contratos conscientes foi inovador para minha atividade profissional como advogado e mediador, e mesmo para minha vida e minhas relações. Sem dúvida foi um divisor de águas, e essas palavras talvez sejam o melhor testemunho que posso deixar como agradecimento à Ana Luiza Etchalus e à Kim Wright por sua generosidade em compartilhar tão rico conhecimento.” –

Caio Cesar Infantini – Advogado e mediador –  São Paulo – SP – Brasil

“Participar do Treinamento em Contratos Consciente representou um salto em qualidade no exercício da advocacia, pois nos instrumentaliza, por essa ferramenta, a participar da complexa construção da cultura da paz e harmonia, respeitando o ser humano neste multiverso existencial e relacional.

Bianca Corbellini Bertani – Advogada – Lajeado – RS – Brasil

 

 Será um prazer poder contar com você! Mas, atenção, pois serão apenas 12 vagas nesta edição!
Etapa 1:  08, 09 E 10 de maio de 2024
Etapa 2:  15, 16 e 17 de maio de 2024
Sessões de duas horas, das 13:00 às 15:00 hs
Treinamento em Inglês/Português
c/ apoio de compreensão idiomática
Portuguese, Spanish, or English?

$795

To Register, you may divide payments into 4 installments

<Subscribe

Or pay in full>Pay Now

Please indicate your primary language. 
Portuguese, Spanish, or English?

Your Instructors

Ana Luiza Etchalus
Ana Luiza Etchalus
J Kim Wright
J. Kim Wright.

Sliding Scale, Payment Plans, & Scholarships:

We offer a sliding fee scale, payment plans, and scholarship seats to make it accessible to join this course.  Contact Ana Luiza to discuss options. 

Cancellation Policy

Cancellations received more than 2 weeks before the class commences will be given a full refund.  We will refund 50% if cancelling at least 1 week before the class commences. After that refunds will not be issued but you may transfer your registration to a future course with the same trainer.