South American Training 2023

“The secret of change is to focus all your energy not on fighting the old, but on building the new” – Socrates

This course is for you if you’re looking to get started on your Conscious Contracts® journey to becoming a certified practitioner, or a standalone course to provide greater understanding of what’s possible. You want to understand how contracts can support new ways of working, be fit for purpose & flex in our changing world.

This is a Basic Introduction.

TREINAMENTO INTRODUTÓRIO AOS CONTRATOS CONSCIENTES®

O modelo Conscious Contracts® é um processopatenteado para a criação de acordos sustentáveis,relacionais e baseados em valores. Co-criação de J. KimWright e Linda Alvarez, a abordagem é construída sobreprincípios de contratos baseados na liberdade decontratar. Está baseada nas melhores práticas decontratos modernos, como linguagem jurídicasimplificada, design thinking e uso de recursos visuais.Também é influenciado pela justiça restaurativa,colaboração, dinâmica humana, estilos de conflito,desenvolvimento organizacional e práticas de negócioscom propósitos.

J Kim Wright propõe aos participantes uma mudança deparadigma no tocante à construção das relações quegerem vínculos e efeitos jurídicos, trazendo à reflexãovárias hipóteses de construção de relações que estejammais adequadas à nova realidade social e econômica.

Ana Luiza Panyagua Etchalus agregou à metodologia osconceitos da Teoria Relacional dos Contratos* incluindo,ademais, noções de Economia Comportamental.

Essa mudança de paradigma de formação de contratoincentiva a integridade, pois esse modelo exige que aspartes contratantes realmente vivam de acordo com seupropósito, missão e valores declarados. É um conceitoplenamente adequado aos melhores conceitos ESG, poisContratos Conscientes® também tem em sua base aideia de sustentabilidade e equilibro.

Mas trata-se de uma mudança de mentalidade.

Cada contrato é projetado com o relacionamento emmente. O processo cria confiança e colaboração desde oinício. O tom e o conteúdo são relacionais, nas palavrasque refletem as intenções das partes. O objetivo de umcontrato consciente® é criar um relacionamentosustentável para realizar algum trabalho em conjunto.Não é para explorar o outro, mas para memorizar umrelacionamento de confiança. Não é uma competição,mas uma aliança destinada a beneficiar todas as partes. 

O conteúdo e o tom devem refletir isso.

A abordagem exige uma mudança de mentalidade emdireção à uma abordagem mais consciente dos fatos davida, dos negócios e, enfim, de uma vida real, fiel aopropósito e aos valores, para que sirvam mais do quepalavras coloridas e aspiracionais na parede de algumsaguão.

Os participantes são incentivados a aproveitar acriatividade e acessar e aplicar habilidadesmultidisciplinares. Eles costumam comentar que nãosabiam que a formação de contratos poderia ser tãodivertida! 

Gostamos bastante, é muito importante perceber queambos lados do contrato são ouvidos de formaequilibrada para que se construa consensualmente umaminuta. Saindo completamente da dinâmica formal deum contrato com termos preestabelecidos!

Luciane Deos – empresária – Porto Alegre

”Uma forma eficaz de transformar assuntos difíceis emusuais, regrando-os de forma simples e fácil onde cadaparte expõe seu ponto e o outro escuta, fortalecendo aparceria tida no início da caminhada”. 

Cláudia Gimenez – advogada/empresária – Porto Alegre– RS 

“Construir um contrato Relacional Consciente é assumirum passo de coragem tão poderoso, capaz deproporcionar uma revolução positiva pessoal, pois tepermitirá ganhar visão ampliada de si mesmo e daprópria vida, e isso é terreno fértil para mudar tudo.”

Fernanda Campos Costa – empresária – São Paulo

Pedra de Toque (Touchstone):

Fornece uma estrutura paracomunicação autêntica, conexão, clareza e design derelacionamento. As partes iniciam o processo com umaconversa sobre seus propósitos, valores, princípios, alémde suas expectativas para a relação contratual. 

A Pedra de Toque abrange não apenas quem, o quê,como e quando, mas também o porquê. As conversas eresultados obtidos durante o processo de construção daPedra de Toque são declarados no contrato porque sãoimportantes para a criação do relacionamento,constituindo-se na sua base de princípios.

As partes então conduzem seu relacionamento emalinhamento com seus propósitos, valores e princípiosdeclarados. Seus objetivos são transparentes. Deve ficarclaro o que cada um vai tirar do relacionamento e o queestá disposto a dar. Seus princípios orientadores chavespara a satisfação e expectativas são explicitamentearticulados.

Nesta fase inicial os alunos irão trabalhar para identificarbem o contexto de sua relação, seus interesses enecessidades, seus valores, sua visão sobre a relação e opropósito.

Lidando com a mudança e enfrentando odesacordo:

O segundo componente central é uma cláusula paralidar com a mudança e encarar o desacordo (quechamamos de ACED sigla das expressões em inglêsAdressing Change and Engaging Desagreement). Nomodelo tradicional de contratos uma mudança é umaviolação e, em regra, a resolução de conflitos éencaminhada ao litígio seja arbitral, seja judicial. 

Em contraste, quando ocorre uma mudança ou surgeum conflito, o documento resultante do ContratoConsciente® fornece uma estrutura sob medida para seengajar na solução de problemas, não em se armar paraa guerra. Ligado à Pedra de Toque (Touchstone), o ACEDse concentra na prevenção de conflitos e na resoluçãodos conflitos que surgem, resolvendo-os da forma maisrápida possível. Afinal, é do melhor interesse das partes edo relacionamento contratual que os recursos sejamfocados no negócio, e não no conflito. No ACED, as partesdesenham estruturas para que todos saibam o que fazerquando surge uma disputa ou algo inesperado acontece.As estruturas geralmente começam com uma simplesconversa e distinguem quem são as pessoas com quemconversar. As partes podem definir várias etapas para oprocesso. 

Em última análise, a resolução de conflitos contratualprópria economiza tempo e recursos. Embora suaintenção seja evitar o tribunal, o sistema ainda seráaplicável se o relacionamento for totalmente rompido ea resolução não for possível. O processo ACED é uma pré-condição para potencializar a resolução de qualquerprocesso contraditório.

Plano de ação:

O Plano de Ação é a parte que geralmente reconhecidacomo os “termos do contrato”. Inclui os elementos quesão necessários para a transação, porém, sem o excessode cláusulas e parágrafos irrelevantes e estranhos aorelacionamento, tão frequentemente existentes nosformulários de contrato. Cada cláusula écuidadosamente considerada quanto à sua necessidadee relevância. A Pedra de Toque e o ACED definem umtom que muitas vezes molda o Plano de Ação de umaforma que simplifica e adiciona clareza.

O Plano de ação deve estar alinhado com a Pedra deToque e o ACED. Todas as cláusulas de naturezaeconômica e obrigacional, não podem estar dissociadasdos princípios estabelecidos na Pedra de Toque e naACED, alinhadas com os propósitos fundamentais dorelacionamento.

Algumas aplicações possíveis da metodologia:construção de relações corporativas internas; pactosantenupciais; contratos de união estável; contratos detrabalho individuais e relações coletivas; contratosrelacionais de terceirização ( fornecimento de produtos eserviços); joint ventures; relações de franquia,representação comercial, distribuição.

Linguagem e recursos visuais apropriadospara a situação:

Cada vez mais os contratos devem ser escritos emlinguagem simples que seja compreensível para osusuários. Os documentos são feitos para facilitar o usopelas partes interessadas.

Adições visuais e multissensoriais são bem-vindas nocontrato, especialmente se ajudarem a esclarecer egerar entendimento, como é o caso da integração devisual law, ou mesmo as conhecidas “histórias emquadrinhos”.

Os contratos conscientes® não devem ser jogados emuma gaveta e retirados para serem usados como armasquando alguém está com raiva. São documentos detrabalho, mais como constituições que são alteradasquando as circunstâncias de fato e a base de valoresmudam.

Treinamento:

Os conceitos não são difíceis, mas a aplicação pode serum desafio. As pessoas, geralmente, não são treinadasem tais abordagens holísticas. Os advogadosintegrativos oferecem as perspectivas mais amplasnecessárias para combinar o papel de consultor.

O que será compartilhado no TreinamentoIntrodutório?

– principais conceitos da metodologia;

– A Teoria Relacional dos Contratos e a aplicação dametodologia dos Contratos Conscientes®

– A aplicação por etapas da metodologia 

– exercícios relacionais

– trabalho em grupo para construir uma Pedra deToque;

– trabalho em grupo para construir um projeto deACED;

– estudos de casos práticos para visualização e debate

O que o aluno deverá compreender ao final?

Espera-se que ao final do Treinamento os participantescompreendam os princípios básicos da metodologia,entendam seus principais conceitos e saibam comoavaliar a possibilidade de suas inúmeras aplicaçõespráticas.

Material Didático: 

– leituras prévias a serem compartilhados;

– exercícios práticos

– estudos de caso

O Treinamento contará com apoio de compreensãoidiomática. Não se trata de tradução simultânea, masde apoio para complementação de interpretação doinglês para o português, de modo que os alunostenham , ao final, plena compreensão da metodologia.

Você estaria interessada ou interessado emparticipar de um Treinamento Básico em ContratosConscientes, onde pudesse aprender diferentesformas de construir negócios e relacionamentos enos quais estejam presentes elementos tais comoconfiança, criatividade e resiliência? 

O modelo Contratos Conscientes® é um processopara criar contratos sustentáveis, relacionais ebaseados em valores. Ele fornece uma estrutura paracomunicação autêntica, conexão, clareza e design derelacionamento.

J Kim Wright, advogada norte-americana criadora edesenvolvedora do conceito e do processo, uma dasmaiores influenciadoras da mudança de mentalidadeno meio jurídico global, juntamente com a advogadabrasileira Ana Luiza Etchalus, uma das pioneiras aaplicar a metodologia no Brasil, estarão promovendoum Treinamento Básico em Contratos Conscientes,entre os meses de outubro e novembro, ainda nesteano de 2023.

A seguir você vai receber mais instruções sobre oconteúdo do programa, indicação das datas dotreinamento e horários, bem como valor doinvestimento.

Será um prazer poder contar com você! Mas fiqueatenta, pois serão apenas 10 vagas nesta edição!

Ana Luiza Etchalus
Ana Luiza Etchalus
J Kim Wright
J. Kim Wright

More Details:

Email your questions:

analuiza@etchalus.com.br or jkimwright@gmail.com 

Recommended Reading 

Discovering Agreement: Contracts that Turn Conflict Into Creativity

CLE/CPD Credit

Our participants are from around the world and represent different professions as well as jurisdictions. It is not practical to apply for continuing education credits is so many different circumstances. However, many jurisdictions are self-reporting or will allow you to apply for credit from a course offered outside your local area. We are happy to provide you with outlines, materials, credentials, and agendas to help you get credit from your local accreditation board.

Cancellation Policy

Cancellations received more than 2 weeks before the class commences will be given a full refund.  We will refund 50% if cancelling at least 1 week before the class commences. After that refunds will not be issued but you may transfer your registration to a future course with the same trainer. 

 

Sliding Scale, Payment Plans, & Scholarships:

We offer a sliding fee scale, payment plans, and scholarship seats to make it accessible to join this course.  Contact Ana Luiza to discuss options. 

Ana Luiza Etchalus

South American Training

Full payment OR

 

Subscribe to make four payments of $198.75 each. A total of $795 US

 

J Kim Wright
Portuguese, Spanish, or English?
Portuguese, Spanish, or English?